top of page
// TEXTOS E DEVANEIOS

AOS ARTISTAS,

No vasto horizonte dos pixels, arte se desenrola em cada partícula da imagem.

A fotografia, testemunha silenciosa, porém fala, cria vínculos entre o real e o imaginado. Conta histórias. Jardins urbanos, fragmentadas de vida, resistem bravamente ao cinza caótico e predominante. São as mãos que trabalham aqui fora, transformando a paisagem tornando-a em poesia.

Desistir? tentação persistente. que sussurra dúvidas no âmago da mente. Mas a chama criativa que arde em nós, nos chama a continuar, e ela queima e arde o mundo dos caretas. É nosso propósito tu sabes. 

Mãos que se encontram, mãos que criam, mãos que juntam e separam, mãos que falam. Toques sutis que se tornam arte em movimento, em cada gesto, uma história se revela, um universo inteiro dentro da palma da sua mão. O touch vai além da tela.

 

Nos jardins da cidade, um oásis emergente,

Onde a natureza dança entre o concreto.

E nas mãos que desenham, moldam, esculpem, pintam, costuram, recortam, colam, apertam botões e escrevem… encontra-se o propósito em segredo. Portanto, sigamos criando, sem olhar para trás, sem olhar para julgamentos ou críticas de quem tem mãos vazias. 

 

Afinal existem mãos que criam e mãos que aplaudem. E que mundo careta seria esse sem os artistas? 

// Sobre cortinas cinzas, sonhos e pílulas. _Foi numa dessas manhãs sem sol que percebi o quanto já estava dentro do que não suspeitava. E a tal ponto que tive a certeza súbita que não conseguiria mais sair. É, alguns costumam dizer e anotar em cadernos em uma sala de consultório, com uma vista para uma cidade cinza, chamada porto alegre, que é fase, e vai passar.. É, continuo não dormindo cedo, continuo abrindo a geladeira sem pensar, continuo fazendo chás quentes de madrugada, continuo fumando muito agora mais do que antes, a moça das cortinas cinzas disse que não deveria misturar remédios, mas o vinho continua sendo meu amigo. É, eu continuo rabiscando as paredes, chorando no box, escrevendo coisas que nunca serão ditas, talvez nem lidas, continuo sentando na minha janela e conversando com a lua. A moça que anota coisas, me disse que os remédios tem efeitos colaterais, bem que eu percebi em uma dessas conversas na janela recebi uma visita. Eu tenho tido um sonho bom, e nele eu visto preto. eu corro para um lugar tipo Grand Canyon em Arizona, tem um balão me esperando lá. Aí eu acordo, vejo a primeira poeirinha do sol querendo entrar pela janela, e tudo o que eu quero é voltar para o sonho. eu poderia viver lá dentro. I want to hold the hand inside you, mazzy star canta pra mim. Mais uma pilula, e as pupilas dilatam para realidade cruel, dolorosa, atroz, lancinante, pungente, cruciante e torturante que é viver nos tempos atuais. Preciso dar um jeito nesse negócio que é: sentir.

// dezembro 2015
Entre madrugadas úmidas e manhãs quentes, cresço como uma árvore. parte de mim desafia a gravidade. Impotente em perpétuo movimento na direção do céu. Outra parte engrossam as raízes fincam na terra cada vez mais profundamente, agarrando neste terreno sólido insistindo em ficar. Aprender a viver entre estes dois pólos nem sempre é fácil. As vezes é complexo, as vezes é doloroso, as vezes é solitário. Ainda assim.. é uma página que significa crescer. Conciliar opostos, aprender a sentir, entender e falar

//  • AGOSTO
É, EU TENHO ALGUMAS LOUCURAS BEM RESOLVIDAS. UM DIA DEIXO DE EVAPORAR DOIDICES. HOJE, ESTOU INTERESSADO NO OPOSTO. AGORA DOU LUGAR AOS DELITOS QUE ME FASCINAM. EM OUTRA HORA, FAÇO OS SACRIFÍCIOS QUE O MUNDO ME EXIGE. HOJE EU QUERO A AVENTURA E DAR COM A CARA COM O INÉDITO, SEM SEQUER SABER SE ENGULO SECO OU MOLHO NA BEBIDA BARATA PARA DESCER MAIS RÁPIDO. APOSTO AS FICHAS E MESMO BLEFANDO NÃO ME GUARDO PARA O FUTURO.
AMANHÃ É INCERTO E POR ENQUANTO VOU DESCONSTRUINDO AS ILUSÕES, DEIXANDO AS CINZAS PELO CAMINHO E FAZENDO ESTRAGOS NESSE UNIVERSO PARTICULAR DO AGORA. HOJE NEM FAÇO QUESTÃO DE PROMESSAS. ESTOU MIGRANDO DAS FALÁCIAS INSOSSAS PARA A LOUCURA DOS VERBOS DITOS, FEITOS, RASGADOS, USADOS, QUE ME CONHECE DESDE SEMPRE.
HOJE É A FREQUÊNCIA QUE FREQUENTO. AMANHÃ É A FARSA QUE AINDA NÃO ESPERO.
HOJE SOU FURACÃO. QUASE MAR.

// 31 OUTUBRO 2016
O QUE ME FAZ FALTA SÃO AS MANHÃS DE DOMINGO. É O CHEIRO DE CAFÉ FRESCO RECÉM PASSADO VINDO DA COZINHA. É ACORDAR NA TUA CAMA, NO MEIO DAQUELES LENÇÓIS AREJADOS, E TE ENCONTRAR SERENO, DE OLHOS CERRADOS, ENQUANTO OS PRIMEIROS RAIOS DE SOL DA MANHÃ ILUMINAM O TEU ROSTO. O QUE ME FAZ FALTA É O TEU CHEIRO DE PRAIA DE MAR. É O ABRAÇO DE MADRUGADA, QUANDO OS PESADELOS ME ASSOMBRAVAM E ME IMPEDIAM DE ADORMECER E EU SABIA QUE SEMPRE, SEMPRE, INVARIAVELMENTE, EU PODERIA ENCOSTAR A CABEÇA NO TEU COLO E TU IRIAS ME ENVOLVER COM OS TEUS BRAÇOS E EU FICARIA SEGURO. O QUE ME DÓI DE SAUDADE É DE COMER PIZZA E CONVERSAR SOBRE CINEMA E SOBRE FILOSOFIA E SOBRE TUDOEOUQUALQUERCOISA. É DA XICARA DE EXPRESSO E DA ESPUMA DO CAPUCCINO. É DA TUA BOCA COM GOSTINHO DE CAFÉ, DO TEU ABRAÇO. DOS TEUS BRAÇOS. DE COZINHAR CONTIGO ENTRELAÇADO NA MINHA CINTURA. COMO ME FAZ FALTA. RESPIRAR O TEU PESCOÇO, O TEU CABELO. TE RESPIRAR. TOMAR CAFÉ OLHANDO NOS TEUS OLHOS. NAS MANHÃS DE DOMINGO. ME FAZ. MUITA. FALTA.

// MEU MAIS NOVO LIVRO COM PASSOS PARA O FRACASSO. • ALUGUEL NO SUBÚRBIO, CONTAS ATRASADAS, SEM PARENTES IMPORTANTES, SEM VIAGENS PARA FRANÇA, SEM PASSAGEM DE AVIÃO PARA RESIDENCIA ARTÍSTICA EM LONDRES, COMIDA REQUENTADA, MOEDAS CONTADAS, TEM SEDA? SEM FOTO DE MACARRON NO INSTAGRAM, SEM YOGA NA CACHOEIRA, SEM SORRISO EM FRENTE AO CHAFARIZ, FIGURA IMPUBLICA, DIGITAL BADINFLUENCER, QUEER DA FAVELA, VIADO POBRE, SEM CORTE DE CABELO DA MODA, SEM DINHEIRO PRA PAPEL CANSON, QUERER IR NAQUELE SHOW MAS NÃO PODER IR, LEMBRAR DE COMPRAR PAPEL HIGIÊNICO, SEPARAR O LIXO ORGÂNICO, LAVAR A LOUÇA, COMPRAR CAFÉ MAIS BARATO, VER O PREÇO DO DETERGENTE, REMENDAR CALÇAS FURADAS, COMPRAR REMÉDIOS, LISTAR LIVROS QUE AINDA GOSTARIA DE TER, LISTAR CIDADES QUE GOSTARIA DE CONHECER, TRABALHAR NO VERÃO NO EMPREGO QUE DETESTA, DORMIR 4 HORAS, COMPRAR UM SALGADO COM CATUPIRY, BEBER CAFÉ ANDANDO, QUEIMAR A BOCA, CHEGAR ATRASADO, ENTREGAR TRABALHO INCOMPLETO, COBRAR-SE O MELHOR, DORMIR 2 DIAS INTEIROS, CHORAR NO TRANSPORTE PUBLICO, SE DAR CONTA QUE CORTARAM A LUZ, FICAR HORAS COM A MOÇA DA TELEFONICA, FALTAR TRABALHO E IR A PROTESTOS, LUTAR POR QUEM NÃO LUTA POR VOCÊ, MARCAR CAFÉ COM AMIGA NO MAGESTIC E UM EXPRESSO É 6REAIS, COMER NO RESTAURANTE MAIS BARATO, LIDAR COM CORAÇÃO E MENTE, NÃO EXPLODIR A CABEÇA, CORRER COM O CORAÇÃO BATENDO 160BPMS, LIGAR CELULAR COM TELA QUEBRADA, SEM DINHEIRO PRA REVELAR FILMES FOTOGRAFICOS, MOLDURAS CARAS, CANETAS CARAS, PINCEIS CAROS, WORKSHOPS CAROS, BOICOTE, FEIRAS MILLENNIALS, TOPOGRAFIA, XILOGRAVURA, AQUARELA, GUACHE, SPRAY, GESSO, CAVALETE, PINTURA MARGINAL, SEM PÁTRIA, SEM MÃE, SEM PAI – TROCÍNIO.

>> se você se interessou por estes textos confira mais, no blogspot ativo desde de 2010 (com publicações anônimas e recentes)
 
http://tolicesquenaotedigo.blogspot.com.br/
bottom of page